Postado em: 05/2012
Testamos o novo Peugeot 308, o modelo do segmento hatch médio da marca francesa. Confiabilidade, conforto e segurança são seus pontos fortes, trazendo sempre o ar de felinidade e esportividade de todo modelo Peugeot. Confira a matéria na integra e todos os detalhes desse automóvel.
Atualmente o modelo 308 é oferecido em cinco versões. Duas versões com motorização flex, 1.6 litros, 16 válvulas, 115/122cv e mais três versões equipadas com o motor flex, 2.0 litros, 16 válvulas, gerando 143/151cv. A versão testada pelo infomotor foi a do modelo 308 Feline, a versão mais completa até o momento, cedido gentilmente pela concessionária Peugeot Strasbourg.
O novo 308 é um projeto que busca atualizar novos conceitos, tanto de design como de tecnologia, em substituição a versão da série “trezentos” anterior. Caracterizado pelas linhas atraentes, esportivas e pela aplicação de tecnologia em LED nos faróis e lanternas, o novo Peugeot se destaca também pela adição de novos eletroeletrônicos embarcados, alinhando a nova necessidade do usuário pela comunicação e navegabilidade.
No interior o painel do veículo recebeu nova textura, materiais nobres e novo desenho, com os instrumentos colocados de maneira muito ergonômica, fazendo uma interação agradável com o motorista e os passageiros, harmonizado pelo moderno teto panorâmico CIELO, os sofisticados assentos em couro e pelo inovador sistema de interação multimídia em sua categoria. Navegação por GPS, sistema de som, conexão USB e sistema Bluetooth interagem agora com os usuários através de um Ecrã retrátil no centro do painel de instrumentos.
Ainda no interior, os ocupantes podem se beneficiar do sutil acabamento combinado entre as peças: o descansa braços, o encosto de cabeça para todos os ocupantes e o inovador sistema de ar-condicionado automático digital Bi-zone com saída de ar traseira, uma evolução muito importante no quesito conforto.
Sábado de tempo parcialmente nublado, temperatura entre 17ºC, partimos para o teste de rodagem. A partida com gasolina ocorre sem maiores problemas e o motor funciona silenciosamente, sem ruídos internos e vibrações. Optamos por um teste de rodagem em perímetro urbano e um pedaço do percurso em estrada, para sentir o comportamento em ambientes diferentes.
Tratando-se do item motor, na versão feline, 2.000 cilindradas e estrutura de material leve como Aluminium (Al) e polímeros plásticos, faz um pouco a diferença. A relação torque x potência é contínua e proporcional com valores de até 16,6 mkgf (DIN). Nas retomadas oferece um bom desempenho e na cidade mostra-se ágil quando solicitado.
Acredita-se que o torque do motor poderia ser ainda melhor aproveitado com uma transmissão de seis velocidades, transmissão essa que já está prometida em uma versão apimentada com turbo-alimentador e injeção “Direta”, conjunto já testado e aprovado no Peugeot 3008, e que, equipando o 308 permitirá um desempenho ainda melhor, já que a relação peso x potência seria reduzida e o câmbio mais escalonado proporcionaria melhor desempenho do que o atual com quatro velocidades.
A dirigibilidade e dinâmica de condução do modelo 308 é muito boa. Alguns pontos merecem destaque, começando pela excelente posição de dirigir do motorista. Parece que não, mas isso influencia e muito na dirigibilidade de um automóvel e o 308 veste você. A suspensão, revista e recalibrada, oferece excelente estabilidade, principalmente aliada as rodas de 17” e pneus de baixo perfil, e quando necessário, o controle de estabilidade ESP e de tração ASR são sempre bem vindos para ajudar na correção do veículo.
Se a palavra é segurança, um bom sinônimo é “308”. Freios ABS de última geração e controle de estabilidade ESP permitem uma desaceleração com eficiência, principalmente quando trabalham em conjunto com os sistemas AFU (auxílio a frenagem de urgência) + REF (repartidor eletrônico de frenagem).O projeto mais novo da marca francesa também oferece air bag’s para motorista e passageiros e uma série de equipamentos que podem ser conferidos em www.strasbourg.com.br, concessionária Peugeot. A série 308 é oferecida em um valor a partir de R$ 53.990. A versão testada é vendida por R$74.090. Confira também, em detalhes, o vídeo do test drive do Peugeot 308.
Confirma abaixo um vídeo com imagens do Peugeot 308.
Texto: Gionei da Rocha
Imagens: Alan Spring
Agradecimento: À Rede Strasbourg Peugeot