2012 Peugeot 308

Postado em: 05/2012

2012-05-03-075308-am

Testamos o novo Peugeot 308, o modelo do segmento hatch médio da marca francesa. Confiabilidade, conforto e segurança são seus pontos fortes, trazendo sempre o ar de felinidade e esportividade de todo modelo Peugeot. Confira a matéria na integra e todos os detalhes desse automóvel.

Atualmente o modelo 308 é oferecido em cinco versões. Duas versões com motorização flex, 1.6 litros, 16 válvulas, 115/122cv e mais três versões equipadas com o motor flex, 2.0 litros, 16 válvulas, gerando 143/151cv. A versão testada pelo infomotor foi a do modelo 308 Feline, a versão mais completa até o momento, cedido gentilmente pela concessionária Peugeot Strasbourg.

2012-05-03-075156-am

O novo 308 é um projeto que busca atualizar novos conceitos, tanto de design como de tecnologia, em substituição a versão da série “trezentos” anterior. Caracterizado pelas linhas atraentes, esportivas e pela aplicação de tecnologia em LED nos faróis e lanternas, o novo Peugeot se destaca também pela adição de novos eletroeletrônicos embarcados, alinhando a nova necessidade do usuário pela comunicação e navegabilidade.

2012-05-03-075231-am

No interior o painel do veículo recebeu nova textura, materiais nobres e novo desenho, com os instrumentos colocados de maneira muito ergonômica, fazendo uma interação agradável com o motorista e os passageiros, harmonizado pelo moderno teto panorâmico CIELO, os sofisticados assentos em couro e pelo inovador sistema de interação multimídia em sua categoria. Navegação por GPS, sistema de som, conexão USB e sistema Bluetooth interagem agora com os usuários através de um Ecrã retrátil no centro do painel de instrumentos.

2012-05-03-075328-am

Ainda no interior, os ocupantes podem se beneficiar do sutil acabamento combinado entre as peças: o descansa braços, o encosto de cabeça para todos os ocupantes e o inovador sistema de ar-condicionado automático digital Bi-zone com saída de ar traseira, uma evolução muito importante no quesito conforto.

Sábado de tempo parcialmente nublado, temperatura entre 17ºC, partimos para o teste de rodagem. A partida com gasolina ocorre sem maiores problemas e o motor funciona silenciosamente, sem ruídos internos e vibrações. Optamos por um teste de rodagem em perímetro urbano e um pedaço do percurso em estrada, para sentir o comportamento em ambientes diferentes.

2012-05-03-075308-am1

Tratando-se do item motor, na versão feline, 2.000 cilindradas e estrutura de material leve como Aluminium (Al) e polímeros plásticos, faz um pouco a diferença. A relação torque x potência é contínua e proporcional com valores de até 16,6 mkgf (DIN). Nas retomadas oferece um bom desempenho e na cidade mostra-se ágil quando solicitado.

2012-05-03-075211-am

Acredita-se que o torque do motor poderia ser ainda melhor aproveitado com uma transmissão de seis velocidades, transmissão essa que já está prometida em uma versão apimentada com turbo-alimentador e injeção “Direta”, conjunto já testado e aprovado no Peugeot 3008, e que, equipando o 308 permitirá um desempenho ainda melhor, já que a relação peso x potência seria reduzida e o câmbio mais escalonado proporcionaria melhor desempenho do que o atual com quatro velocidades.

2012-05-03-075347-am

A dirigibilidade e dinâmica de condução do modelo 308 é muito boa. Alguns pontos merecem destaque, começando pela excelente posição de dirigir do motorista. Parece que não, mas isso influencia e muito na dirigibilidade de um automóvel e o 308 veste você. A suspensão, revista e recalibrada, oferece excelente estabilidade, principalmente aliada as rodas de 17” e pneus de baixo perfil, e quando necessário, o controle de estabilidade ESP e de tração ASR são sempre bem vindos para ajudar na correção do veículo.

2012-05-03-075403-am

Se a palavra é segurança, um bom sinônimo é “308”. Freios ABS de última geração e controle de estabilidade ESP permitem uma desaceleração com eficiência, principalmente quando trabalham em conjunto com os sistemas AFU (auxílio a frenagem de urgência) + REF (repartidor eletrônico de frenagem).O projeto mais novo da marca francesa também oferece air bag’s para motorista e passageiros e uma série de equipamentos que podem ser conferidos em www.strasbourg.com.br, concessionária Peugeot. A série 308 é oferecida em um valor a partir de R$ 53.990. A versão testada é vendida por R$74.090. Confira também, em detalhes, o vídeo do test drive do Peugeot 308.

Confirma abaixo um vídeo com imagens do Peugeot 308.

Texto: Gionei da Rocha
Imagens: Alan Spring
Agradecimento: À Rede Strasbourg Peugeot



Comentários (0) Abrir comentarios