2012 IZOD IndyCar Series, São Paulo

Postado em: 04/2012

indice

São Paulo Indy 300, Brasil – Will Power subiu no lugar mais alto do pódio, depois de percorrer as 300 milhas pelas ruas de São Paulo. Os brasileiros tentaram e muito assumir a ponta da prova, mas a estratégia de pneus e as bandeiras amarelas decidiram a corrida.

O tempo colaborou, com a chuva de manhã cedo, e diminuindo ao longo do dia. O circuito de asfalto secou a tempo para a corrida de 75 voltas. E Power, o pole, fez a sua parte, ficando à frente dos problemas para a sua terceira vitória consecutiva da temporada.

A corrida começou eletrizante, com o autódromo lotado, o público vibrou com a bandeira verde na reta do sambódromo e o giro dos motores levantado na largada das 300 milhas.

lat_levitt_powerstart

A ruas de São Paulo se tornaram um circuito desafiador. Curvas fechadas, estreitas e tempo garoando em alguns momentos fizeram da prova um jogo de estratégia e sorte. As bandeiras amarelas ocorreram, principalmente na metade da prova, geradas sempre na freada da reta do sambódromo.

lat_levitt_braz0412_06799

De certa maneira, com tais condições, os brasileiros foram pra frente durante a corrida, com Tony Kanaan, Rubens barrichello, Hélio Castroneves e a Bia Figueiredo ocupando o grid até a 10ª posição, boa parte da corrida. Mas os pneus e combustível são os alimentos principais para essas máquinas da velocidade e as últimas 15 voltas foram cruciais, para quem tinha combustível e pneus pro final ou ter de entrar nos boxes e perder posições.

lat_levitt_braz0412_01339

Com a bandeira branca indicando a última volta, Will Power, passou abrindo a volta, trazendo com ele Ryan Hunter-Reay e Takuma Sato, recebendo a quadriculada no final e conquistando as 300 milhas de São Paulo. Hélio Castroneves conseguiu o melhor resultado entre os brasileiros,chegando em 4º lugar e se mantendo em segundo no campeonato.

lat_levitt_willbraz

Power é o primeiro piloto desde Scott Dixon em 2007 a vencer três corridas consecutivas (Watkins Glen, Nashville, Mid-Ohio). Com Helio Castroneves vencendo em São Petersburgo, é a primeira vez em sua carreira motorsports de 44 anos que a equipe do proprietário Roger Penske venceu as quatro primeiras corridas de uma temporada.

lat_abbott_sp0412_5786

Texto: Gionei da Rocha
Imagens: Cortesia de Indycar/LAT USA