2012 Toyota FT-Bh Concept Hybrid

Postado em: 03/2012

2012-toyota-ft-bh-concept-studio-front-angle-1280x960

O novo conceito da Toyota FT-Bh é um veículo projetado para ter o total da eficiência de veículos híbridos em novas amplitudes. Fazendo a sua estreia no Salão Automóvel de Genebra, é um conceito ultra-leve, pesando menos de 800 kg, demonstrando o que pode ser conseguido em termos de consumo de combustível e com as emissões de CO2 em um supermini familiar e acessível

Graças a seu baixo peso, aerodinâmica excepcional qualidade, a resistência de condução muito baixa e seu powertrain altamente eficiente, FT-Bh pode atingir um consumo médio de combustível 134.5mpg e 49g/km de emissões de CO2.

2012-toyota-ft-bh-concept-studio-front-1280x960

Em sua missão de alcançar a melhor economia de combustível possível e emissões, a equipe de projeto se focou em cinco áreas principais: redução de peso, resistência de condução (incluindo desempenho aerodinâmico e pneus); eficiência do powertrain; gestão de energia térmica e de economia de electricidade.

2012-toyota-ft-bh-concept-studio-front-angle-1280x9601

A Toyota reconhece que uma redução real das emissões totais e globais de CO2 só pode ser provocada se um preço acessível dos veículos fabricados e vendidos em volumes suficientemente altos forem colocados a disposição do público. Isso fez com que o projeto, os materiais e processo de fabricação do carro fosse concebido através de tecnologias já existentes na indústria do automóvel, reduzindo custos.

2012-toyota-ft-bh-concept-studio-side-1280x960

“Ecomotion” foi o tema para definir o estilo FT-Bh, com a sua forma, demonstrando uma nova abordagem para o design da carroçaria. Os painéis principais, tais como o teto, são formadas para representar a forma esticada entre os pontos de fixação, de modo a refletir o seu peso ultra-luz.

2012-toyota-ft-bh-concept-studio-rear-angle-2-1280x960

A maneira em que a cabine se funde a parte traseira do veículo, com um pára-choque traseiro erguido e elementos em forma de chevron, ajudam a atingir o melhor desempenho possível aerodinâmico e entregar um coeficiente aerodinâmico de apenas 0,235. A meta para o FT-BH foi de 25 % de redução no peso. Utilizando uma combinação de aço de alta resistência, alumínio e magnésio na construção o peso do veículo chegou a apenas 786 kg.

2012-toyota-ft-bh-concept-dashboard-1280x960

O Sistema híbrido FT-Bh é uma obra-prima de downsizing powertrain. Com poupanças substanciais em peso de cada componente transmissão, é quase 90 kg mais leve do que o Hybrid Drivesystem Synergy utilizado no Toyota Prius de hoje. O leve, de dois cilindros, motor a gasolina de 1,0-litro combina alta eficiência com capacidade térmica baixa e benefícios com medidas precisas para aumentar a eficiência de combustão e reduzir o atrito.

2012-toyota-ft-bh-concept-studio-rear-1280x960

Menor resistência ao ar. O conceito representa um estudo abrangente sobre a próxima geração de técnicas aerodinâmicas. Possui entradas de cortina de ar nas extremidades frontais da carroçaria. A roda de liga leve favorece a passagem do ar, assim como elementos como retrovisores e maçanetas foram excluídos do padrão comum, reduzindo o atrito com o ar. O desenho do carro, da dianteira até a parte traseira, permite um fluxo de ar contínuo.

2012-toyota-ft-bh-concept-interior-rear-view-1280x960

Gestão de energia térmica e economia de energia elétrica. Outras metas para FT-Bh estão em melhorias na recuperação de energia térmica e uma redução de 50 % no consumo de eletricidade. A cabine utiliza componentes termicamente eficientes e o ar condicionado se concentra apenas em partes do carro onde as pessoas estão sentadas.
2012-toyota-ft-bh-concept-headlights-1280x960

A quantidade de electricidade consumida pelos faróis de LED, a iluminação interior e outros componentes eléctricos foi drasticamente reduzida, na medida em que o consumo de energia é metade da dos veículos convencionais. O vidro foi projetado para máxima eficiência térmica e até mesmo a pintura fosca foi escolhido por suas características de isolamento de calor.

2012-toyota-ft-bh-concept-wheel-1280x960

O novo conceito da Toyota representa o máximo da indústria automotiva em termos de sustentabilidade, permitindo o uso , ainda, das mesmas opções de conforto e praticidades aplicadas aos carros atuais. O conceito foi apresentado no salão de Genebra e a Toyota se esforça para coloca-lo nas ruas de todo mundo até 2015.

2012-toyota-ft-bh-concept-studio-rear-angle-top-1280x960

Texto: De Press Release Toyota, traduzido por Gionei da Rocha com acréscimo de detalhes e explicações específicas do assunto.
Imagens: Copyright Seriouswheels.com



Comentários(3) Abrir comentarios