2012 Renault ZOE

Postado em: 03/2012

renault_31733_1_6

Com o ZOE, a Renault coloca a mobilidade Zero Emissão ao alcance do maior número de pessoas. O ZOE é o primeiro carro concebido para ser 100% elétrico, acessível a todos, a partir de 15.700 € com impostos, e ideal para uso diário.

O ZOE integra a tecnologia mais avançada através de seis inovações em escala mundial a serviço da simplicidade de utilização, autonomia e conectividade.

Pela primeira vez, foram reunidas as condições de desenvolvimento de um veículo elétrico em série. Apresentado no Salão de Genebra 2012, o Renault ZOE será comercializado a partir do terceiro trimestre deste ano. Seu lançamento marca o início de uma nova era: a do veículo elétrico para todos.

renault_31737_1_61

Um design pautado pela pureza e a emoção. O design definitivo do ZOE está sendo revelado mundialmente durante o Salão de Genebra de 2012. Projetado para ser exclusivamente elétrico, o ZOE é um hatch compacto, com linhas fluidas e puras. Seu look ágil e dinâmico inspira o prazer de dirigir. O ZOE se diferencia também por sua assinatura luminosa: LEDs iluminam permanentemente duas pequenas reentrâncias que emolduram a entrada de ar frontal. Assim como o Twingo e o Twizy, o ZOE ostenta a nova identidade de design da Renault.

Do lado de fora, “Queríamos que o design do ZOE significasse uma tecnologia de ruptura, ao mesmo tempo em que mantivesse as marcas estilísticas. A dimensão ecológica se encontra nas linhas puras que parecem seguir ao longo da carroceria. As proporções contemporâneas associadas aos efeitos esculpidos fazem do ZOE um veículo atraente e cativante”, explica Agneta Dahlgren-Hermine, Gerente de Projeto de Design do ZOE.

renault_31744_1_61

Do lado de dentro, “O design interno reflete o caráter ecológico e moderno do ZOE, tanto devido às cores claras, que exprimem a pureza, quanto devido à alta tecnologia interativa, através do tablet Renault R-Link. O desenho do painel de bordo remete a uma hélice eólica”, sintetiza Dominique Marzolf, designer de Interiores da Renault

ZOE, o único veículo elétrico de produção em série com mais de 210 km de autonomia (ciclo normatizado NEDC)
Pela primeira vez, um veículo elétrico de produção em série apresenta mais de 210 km de autonomia (NEDC). Em utilização real, a autonomia de um veículo elétrico varia mais que a de um veículo térmico, em função das condições de rodagem: velocidade, perfil do trajeto, temperatura externa, entre outros. Porém, graças ao Range OptimiZEr, que reúne três inovações principais – a frenagem regenerativa de nova geração, a bomba de calor e os pneus Michelin EnergyTM E-V – a autonomia real do ZOE aumenta até 25% e sua variabilidade é nitidamente atenuada.

renault_31722_1_61

A frenagem regenerativa capta quase toda a energia perdida durante a frenagem e isso sem efeito perceptível no comportamento dinâmico do ZOE: nada de solavancos ou freio motor pronunciado.

Este sistema tem dupla função:
- Na desaceleração, assim como no Fluence Z.E. e no Kangoo Z.E., o motor recupera a energia cinética do veículo e a converte em corrente elétrica, que recarrega a bateria.
- Quando o condutor pisa no pedal de freio, o sistema distribui a orientação de frenagem de forma inteligente entre o aperto das pastilhas e o freio motor, a fim de maximizar a ação deste último, que recarrega a bateria.

renault_31720_1_61

A bomba de calor oferece um excelente conforto térmico, ao mesmo tempo em que preserva a autonomia do veículo. Este sistema, que funciona como um climatizador reversível, não aumenta o consumo de eletricidade. Produz calor e frio através de simples inversão no funcionamento do circuito, entregando aproximadamente 2 kW de frio ou 3 kW de calor com apenas 1 kW de eletricidade. A temperatura do habitáculo também fica mais constante, pois independe das calorias liberadas pelo motor.

O pneu Michelin EnergyTM E-V é uma inovação da Michelin desenvolvida em conjunto com a Renault, em lançamento mundial para o ZOE. Este pneu de alta eficiência energética melhora a autonomia do veículo. Sua banda de rolagem, escultura e flancos foram especialmente estudadas para suportar o alto torque do ZOE e se adaptar aos usos específicos do veículo elétrico. Ele confere as mesmas qualidades de segurança e aderência ao solo que todos os outros pneus Michelin. Disponível em 15’’ e 16’’, ele é montado em todos os o ZOE como equipamento original.

renault_31733_1_61

O carregador Caméléon revoluciona o carregamento dos veículos elétricos. O ZOE é o único veículo equipado com o carregador Caméléon. Este carregador com patente registrada pela Renault é compatível com qualquer nível de potência de até 43 kW. Ele pode ser recarregado em um terminal entre 30 minutos e 9 horas. Por exemplo, o ZOE se recarrega em uma hora na potência de 22 kW. Este nível de potência intermediária preserva melhor a duração das baterias e tem menos impacto na rede elétrica que uma recarga rápida de 43 kW.

O carregador Caméléon permite uma recarga rápida em terminais quatro vezes mais baratos. Atualmente, os terminais de carga rápida são equipados com um carregador de alta potência. Com o carregador Caméléon integrado ao veículo, não é mais necessário carregar no terminal. Novos terminais de carga rápida – mais simples e econômicos – vão surgir. Eles vão custar menos de 3.000 €, ou seja, quatro vezes mais barato que os terminais de carga rápida existentes no mercado. Eles são apresentados pela primeira vez no estande de Renault em Genebra.

renault_31745_1_61

Novíssimo sistema multimídia Renault R-Link do ZOE. O ZOE é o primeiro veículo Renault apresentado com Renault R-Link, o novíssimo sistema multimídia integrado e conectado da Renault. O R-Link é uma grande tela tátil de 7’’, com comando no volante e reconhecimento de voz, que permite controlar tudo sem tirar os olhos da pista. Isso significa uma conectividade integrada através de serviços automotivos e aplicativos via R-Link Store. Graças a uma colaboração ativa com os desenvolvedores, a R-Link Store oferecerá, a partir da comercialização, mais de cinquenta aplicativos automotivos específicos, cujo download poderá ser feito diretamente no carro ou através da conta My Renault.

Nesta nova coleção, o R-Link se adapta e integra novas funções “eletrizantes”, que são úteis para a gestão da autonomia: histograma do consumo energético, visualização dos fluxos de energia e programação da recarga. A navegação também oferece serviços específicos, como o visualizador de autonomia, a sugestão do trajeto mais econômico ou a localização dos terminais de recarga e a indicação de sua disponibilidade – terminal livre ou ocupado (conforme o país). O R-Link, também oferece a possibilidade de visualizar suas performances de eco-condução e melhorá-la graças ao eco-scoring e ao eco-conseil (gerais e dedicados ao condutor).

renault_31734_1_61

Serviços conectados para se comunicar e agir à distância no seu veículo. Através de um telefone celular ou computador, o condutor do ZOE poderá:
- Consultar as informações relacionadas à sua carga, graças ao pacote “My Z.E. Connect” do ZOE.
- Agir no seu veículo graças ao pacote “My Z.E. inter@ctive”, que inclui:
– Ativação ou interrupção da recarga à distância, se o veículo estiver conectado a um terminal de recarga.
– Programação de sua recarga à distância (apenas a partir de um PC), com a possibilidade de aproveitar tarifas preferenciais das distribuidoras de energia.
– Ativação instantânea ou programada do pré-condicionamento do habitáculo.

Prazer, tranquilidade e bem-estar a bordo, Condução divertida e tranquila. Dirigir o ZOE é uma nova experiência automobilística, uma fonte de prazer. O motor elétrico síncrono com rotor bobinado, com potência de 65 kW, fornece instantaneamente um torque máximo de 220 Nm. As acelerações e retomadas são rápidas, mesmo em baixa rotação. A condução silenciosa e a linearidade da aceleração – graças à ausência de troca de marchas – tornam a condução mais tranquila.

Para circular despreocupadamente na cidade, o ZOE é equipado com o Z.E. Voice, um sistema de áudio externo que alerta os pedestres sobre a chegada do veículo. O Z.E. Voice pode ser ouvido entre 1 e 30 km/h e foi criado a partir de um projeto específico para oferecer uma identidade sonora própria ao ZOE. O condutor poderá escolher entre três sons diferentes e desligá-lo simplesmente apertando um botão.

renault_31754_1_61

O Renault ZOE está sempre na temperatura certa. O pré-condicionamento programável aquece ou resfria o habitáculo do ZOE quando o veículo está conectado. Assim, o ZOE está na temperatura certa quando o condutor entra no veículo e a energia utilizada para o conforto término não é retirada da bateria.

O ar respirado pelos ocupantes do ZOE é mais puro. Um filtro de partículas de carvão ativado absorve uma grande parte dos maus odores e gases poluentes. Ele também filtra elementos de alguns mícrons, como pólen e fuligem.

O ZOE destaca o compromisso ambiental da Renault. Como todos os veículos elétricos, o ZOE não produz nenhuma emissão de CO2, NOx, CO, partículas finas, odor ou ruído do motor em rodagem. As emissões de CO2 do poço à roda dependem do tipo de eletricidade produzida no país. Na Europa, este valor é de 62 g de CO2/km, que pode ser comparado aos 89 g do novo Toyota Prius. Na França, elas são ainda mais favoráveis, com apenas 12 g de CO2/km.

A partir de 2013, o índice de nacionalização do ZOE será de 55%, graças à introdução do motor elétrico Renault produzido na fábrica de Cléon. Este índice contribui para a redução da pegada de carbono em termos logísticos.

renault_31752_1_62

O ZOE corresponde aos novos critérios Renault eco²:
- Produção na fábrica de Flins, ISO 14001
- Seu nível de emissão de CO2 é bem inferior aos 120 g de CO2/km exigidos por esta assinatura ambiental.
- O ZOE tem uma massa 85% reciclável e contém 9% de plásticos reciclados.

Texto e Imagens: Sala de Imprensa Renault



Comentários (0) Abrir comentarios