NEDC, New European Driving Cycle

Postado em: 10/2011

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O leitor que sempre acompanha as matérias sobre as novidades do mundo automotor, já deve ter lido, em algum lugar aqui no infomotor, a sigla NEDC, sigla ligada a dados referentes a consumo e emissões de poluentes dos carros testados. Padrão europeu, este órgão regulamentador é uma referência mundial, vamos saber um pouco mais sobre ele.

O chamado “ciclo de condução europeu”, dai o nome referente a sigla NEDC( New European Driving Cycle) é realizado nos principais veículos do mundo, tendo em vista que as principais marcas migram da Europa, com a finalidade de regularizar o consumo e padronizar as emissões.

O ciclo deve ser executado em um veículo a frio a 20-30 ° C (normalmente são executados a 25 ° C). Os ciclos podem ser realizados em uma estrada plana, na ausência de vento. No entanto, para melhorar a repetibilidade, eles geralmente são realizadas em um banco de ensaio de rolo. Este tipo de banco é equipado com uma máquina elétrica para emular a resistência devido ao arrasto aerodinâmico e a massa do veículo (inércia).

Para cada configuração do veículo, uma tabela look-up é aplicada: cada velocidade corresponde a um determinado valor de resistência (torque reversa aplicada às rodas motrizes). Um ventilador é acoplado ao banco de rolos para fornecer as entradas de ar do veículo, com um fluxo de ar correspondentes a velocidade atual. Os testes também podem ser realizados durante o desenvolvimento de veículos que estão em faze final.

O teste é realizado com todas as cargas auxiliares desligados (compressor de ar condicionado e ventilador, luzes, vidro traseiro aquecido, etc).Várias medições são normalmente realizadas ao longo do ciclo. Os números disponibilizados ao público em geral são:

* Economia de combustível Urbano (primeiros 800 segundos)
* Economia de combustível extra-urbano (800 a 1200segundos)
* Economia geral de combustível (ciclo completo)
* Emissão de CO2 (ciclo completo)

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Os seguintes parâmetros também são geralmente medidos para validar a conformidade com as normas europeias de emissões:

* O monóxido de carbono
* Hidrocarbonetos não queimados
* Óxidos de azoto
* Partículas

Aplicabilidade aos veículos atuais: O NEDC foi concebido numa época em que veículos europeus eram mais leves e menos poderosos. As velocidades são muito mais íngremes e transitórias na prática e mais dinâmica, causada pelo excedente de energia dos motores modernos . Os motoristas tendem a usar essa potência em excesso e o temor é que não se consiga alcançar os valores na prática. O pior cenário é a ausência de regulamentos acima 120 km/h, visto que as velocidades em auto-estradas alemãs são acima de 200 km/h. A nova versão do ciclo de condução deve ser revista nos próximos anos para o uso diário de de veículos de série normais, unidades auxiliares e gadgets de veículos modernos.

Texto: Gionei da Rocha
Imagens: NEDC



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