Biocombustíveis em Aeronaves

Postado em: 08/2011

embraer

O avião, um dos meios de transportes mais eficientes do mundo também é um dos responsáveis pelo efeito estufa global. Embora sua representação seja baixa em torno de 3 % de todos os gases que são liberados na atmosfera o mundo aeronáutico libera em média 628 milhões de toneladas de carbono anualmente.

Guilherme Freire, diretor de estratégias em meio ambiente e tecnologia da Embraer levantou o alerta para essa questão. As projeções para o futuro são alarmantes e como a mobilidade é fundamental a indústria aeronáutica também está a cada dia trabalhando para que ela seja sustentável.

embraer

Pesquisadores de alguns órgãos de desenvolvimento de biomassas estão trabalhando em parceria com algumas empresas aéreas como a TAM no desenvolvimento de um combustível limpo e ecológico a base de algas marinhas e jatropha. Logicamente que existe um grande impasse econômico, pois toda a estrutura da aviação está montada de acordo com o atual modelo, porém, a expectativa é que se continue usando parte dela para a implementação de novas tecnologias.

Texto: Gionei da Rocha
Imagens: Embraer



Comentários (0) Abrir comentarios