Sistema de Arrefecimento Automotivo Inovador

Postado em: 06/2011

tiffe-3

O calor sempre foi uma preocupação para os motores térmicos, propriamente ditos , os motores de combustão interna. O calor inclusive é o responsável pela perda de 33% da energia gerada pelos atuais motores, mesmo os mais modernos. Alguns pesquisadores italianos estão aplicando um novo conceito para a linha automotiva que promete reduzir em 15% o consumo de combustível.

Os pesquisadores utilizaram uma idéia já aplicada em aparelhos domésticos e na indústria. O conceito utiliza um refrigerante, como os utilizados em geladeiras, para retirar o calor de dento dos motores. O processo é mais eficiente, pois utiliza gás refrigerante que colhe o calor interno e se irradia com o meio externo, sendo mais eficiente na troca de calor.

tiffe1

O sistema é denominado de TIFFE é a sigla de Thermal Systems Integration For Fuel Economy. O sistema ainda se diferencia pela utilização de painéis de troca de calor ao invés de radiadores tradicionais. Os painéis podem ser instalados abaixo do veículo, seguindo a linha aerodinâmica do carro, contribuindo ainda mais com a redução de arrasto e consumo do veículo. Um protótipo já está em testes e se os resultados continuarem satisfatórios certamente teremos uma mudança radical nos sistemas de arrefecimento automotivo.

tiffe2

Texto: Gionei da Rocha
Imagens: TIFFE



Comentários(5) Abrir comentarios