Motor TwinAir Ganha Prêmio “Engine Of The Year”

Postado em: 05/2011

motor-twinair

A Fiat Powertrain é a grande ganhadora da edição 2011 do Engine Of The Year. O motor TwinAir conquistou o primeiro lugar em nada menos que quatro categorias, sendo uma delas a coroação máxima que dá nome ao prêmio. Além do título de Engine Of The Year, o motor bicilíndrico da Fiat Powertrain foi eleito também nas categorias Sub-1 Litre, Best New Engine 2011 e Best Green Engine 2011.

“O sucesso de hoje é o coroamento do grande trabalho que vimos fazendo na busca de soluções tecnológicas inovadoras para projetar motores cada vez mais eficientes. Nossos motores estão ajudando a Fiat SpA a manter a liderança no ranking mundial dos construtores “mais ecológicos”, afirmaram Aldo Marangoni, Vice-Presidente de Engenharia do Produto da Fiat Powertrain e Dario Sacco, Vice-Presidente de Plataforma de Engenharia da Fiat Powertrain.

twinair-engine-of-the-year

Este foi o melhor desempenho de um motor da marca nesta que é considerada a mais importante premiação do setor. O Engine Of The Year é organizado pela revista inglesa Engine Technology International desde 1999 e tem um júri formado por 76 jornalistas, de 32 países, que avaliam características dos motores como economia de combustível, ruído, desempenho e dirigibilidade entre outros.

O resultado da eleição impressionou até mesmo a organização do prêmio. “Quatro vitórias em um ano? Um resultado surpreendente! O motor TwinAir teve, dessa maneira, seu nome gravado na história do Engine Of The Year”, declarou Dean Slavnich, Co-Presidente do concurso e redator da revista Engine Technology International.

“Esta é a prova que downsizings agressivos não precisam resultar em desempenho tímido. Com torque surpreendente, impressionantemente eficiente e acessível, este pequeno motor também tem muita personalidade”, atesta John Carey da revista australiana Wheels.

motor-twinair

O Engine of The Year não será o primeiro a ocupar a estande de troféus do TwinAir. O motor já conquistou outros quatro prêmios que reforçam o quanto ele é um propulsor moderno e com uma tecnologia que privilegia o desempenho e a baixa emissão de poluentes: Technobest, da revista romena Autobest com participação de jornalistas de 15 países europeus; Paul Pietsch da revista alemã Auto Motor und Sport com participação dos editores de 28 revistas parceiras em todo o mundo; Engine Of The Year da revista inglesa Topgear Magazine e H2 Roma, concedido durante um evento de mesmo nome ligado ao tema de emissões zero, que vem acontecendo anualmente na capital italiana,

A nova família de motores de dois cilindros produzidos pela Fiat Powertrain fez sua estreia no Salão do Automóvel de Genebra de 2010. Este é um conceito novo no cenário automobilístico mundial e confirma a liderança do Grupo Fiat S.p.A neste campo.

Usando tecnologia de próxima geração, o TwinAir une o conceito de downsizing extremo ao revolucionário MultiAir, um novo sistema de gestão de válvulas eletro-hidráulicas, que reduz o consumo de combustível ao controlar o ar diretamente através das válvulas de entrada (sem o uso de válvula borboleta). O resultado é um motor que gera de 65 a 105cv e emite 30% menos CO2 do que um motor de igual desempenho.

logo-engine-of-the-year

O primeiro modelo a receber o TwinAir foi o Fiat 500. Equipado com motor turbo de 85cv (900 cc), ele exibe os mais baixos níveis de emissão de CO2 para um motor a gasolina (até 95 g/km), sem comprometer desempenho e o prazer de dirigir. Comparado com outras duas versões de motores disponíveis, ele proporciona excelente desempenho com significativa redução de combustível: o novo motor turbo de dois cilindros consome 15% menos combustível e tem um rendimento 25% maior do que o 1.2 8v. Ao mesmo tempo, ele apresenta um consumo de combustível 30% menor se comparado ao 1.4 16v, com desempenho comparável e o mesmo alto prazer de dirigir. Além disso, dentro do conceito de downsizing, com relação a um motor de quatro cilindros de igual desempenho e deslocamento médio, o novo motor é significativamente menor (-23%) e mais leve (-10%).

O próximo modelo a ganhar o motor TwinAir será o novo Lancia Ypsilon. O modelo, que será apresentado à imprensa na semana que vem, virá também nas versões aspirada com 65cv e Turbo com 105 cv.

Texto e imagens, Press release:

image0031



Comentários (0) Abrir comentarios