Bosch 125 anos

Postado em: 05/2011

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Em 15 de novembro de 1886, Bosch criou sua Oficina de Mecânica de Precisão e Eletrotécnica, em Stuttgart, construindo o alicerce daquilo que, já naquela época, se tornaria uma empresa líder no fornecimento mundial de tecnologia e serviços.

Nascido em 23 de setembro de 1861, em Albeck – Alemanha, Robert Bosch foi um pioneiro em desenvolvimento de tecnologias, o que impulsionou sua empresa para o sucesso internacional. Robert Bosch faleceu em Stuttgart em 12 de março de 1942, com 80 anos.

Em 2010, a Bosch solicitou o registro de cerca de 3.800 patentes em todo mundo e investiu aproximadamente 4 bilhões de euros em pesquisa e desenvolvimento. Dessa forma, a empresa mantém seu foco na inovação, no futuro, e reforça o alicerce para um contínuo crescimento sustentável. De acordo com os Valores Bosch, os produtos fornecidos pelos três setores de negócios da empresa, Tecnologia Automotiva, Tecnologia Industrial e Bens de Consumo e Tecnologia de Construção são “tecnologias para a vida”.

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[Fábrica da Bosch em Feuerbach]

Dessa forma, a Bosch se tornou uma das líderes mundiais na fabricação de sistemas de injeção a diesel e gasolina, e sistemas de segurança veicular, como o ABS – Sistema Antibloqueio de Frenagem e o ESP® – Programa Eletrônico de Estabilidade. A Bosch também é uma das maiores fornecedoras de ferramentas elétricas, tecnologia de aquecimento, sistemas de segurança e eletrodomésticos. No Brasil, a Bosch encerrou suas atividades no mercado de eletrodomésticos em 2009. No setor de Tecnologia Industrial, a Bosch é uma renomada especialista em soluções para acionamento e controle. Esse setor também inclui as divisões de Tecnologia de Embalagem e Energia Solar.
Fortes investimentos em produtos que protegem o ambiente e conservam recursos Com foco no longo prazo, a Bosch está investindo em mercados promissores como energia renovável e eletro-mobilidade. Dessa forma, cerca de 50% do orçamento anual de pesquisa e desenvolvimento é direcionado exclusivamente para produtos que conservem energia e recursos. Ao mesmo tempo, há décadas a empresa vem desenvolvendo inovações cujo uso diário economiza quantias consideráveis de energia em todo o mundo – em motores e transmissões automotivas, em eletrodomésticos, e em aquecimento, resfriamento e ar condicionado.

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[Escritório de vendas, em Londres – o primeiro escritório fora da Alemanha]

Grande inovação da ignição com magneto Bosch para veículos motores Até hoje, a chave para o sucesso dos produtos Bosch tem sido seu alto nível de inovação e qualidade. Essas características também foram as que permitiram ao fundador da empresa, Robert Bosch, alcançar uma posição de destaque nos mercados internacionais logo no final do século XIX. Da primeira oficina em Stuttgart, a empresa se desenvolveu rapidamente tornando-se um negócio internacional. A construção de um dispositivo de magneto de baixa tensão para os motores veiculares, em 1897, deu início a uma longa lista de inovações da Bosch. Esse dispositivo foi sucedido, em 1902, pelo sistema de ignição com magneto de alta tensão da Bosch. Essa foi a inovação comercial decisiva para levar a empresa ao nível de fornecedor de sucesso e líder na área automotiva.

Liderança no mercado internacional por meio da inovação e qualidade Desde o início, a Bosch teve um papel preponderante para modelar a evolução automotiva no meio de transporte de massa do século XX. A linha de produtos se expandiu de forma consistente. O ano de 1913 testemunhou o lançamento do sistema de iluminação automotiva Bosch, com sua própria alimentação elétrica por meio de um gerador e uma bateria. Depois disso vieram inovações como acionadores elétricos, buzinas, limpadores de pára-brisa, freios assistidos e indicadores de direção. Esses produtos tornaram os carros da época mais adequados para a direção do dia a dia e contribuíram muito para o conforto e a segurança.

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[Teste dos sedãs Mercedes com e sem ABS]

Com a criação dos Serviços Bosch, em 1921, e o desenvolvimento de sua rede de escritórios de vendas e filiais em outros países, a empresa criou um amplo serviço de reparos para seus clientes. Ao mesmo tempo em que lançou a base do mercado de reposição automotiva de abrangência internacional.
Em 1927, uma tecnologia revolucionária estava finalmente pronta para a produção em série: a bomba de injeção de diesel. Inicialmente focada nos caminhões, ela foi instalada nos primeiros carros de passeio movidos a diesel, em 1936. Em 1951, a Bosch introduziu a injeção de gasolina no mercado automotivo, inicialmente para o motor de dois tempos do compacto carro Gutbrod Superior. Isso abriu o caminho para o desenvolvimento dos motores a gasolina para carros de passeio que combinavam melhor desempenho com menor consumo de combustível e emissões. Três anos depois, a injeção de gasolina para os motores quatro tempos foi aplicada pela primeira vez na legendária gull-wing Mercedes-Benz 300 SL.

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[Bosch oferce soluçoes para carros híbridos e elétricos – associado com motor elétrico]

A Bosch também expandiu consistentemente seu portfólio no campo da elétrica automotiva. Na segunda metade do século XX, os semicondutores se tornaram componentes-chave dos novos sistemas eletrônicos, presentes em tudo, desde sistemas de gestão de motores até sistemas de assistência ao motorista.

O primeiro produto Bosch a apresentar componentes eletrônicos fabricados internamente foi o regulador do alternador, lançado em 1958. Depois dele, em 1967, surgiu o sistema de injeção de combustível Jetronic da Bosch, o primeiro sistema de injeção de combustível eletrônico do mundo fabricado em escala industrial. Com a área de eletrônica automotiva ganhando cada vez mais importância, a Bosch abriu uma nova fábrica em Reutlingen, perto de Stuttgart, em 1970. Essa unidade era exclusivamente dedicada à fabricação de semicondutores.

Sem essa tecnologia inovadora de semicondutores, o sensor lambda (1976), que permitiu que um conversor catalítico fosse utilizado para tornar o escapamento mais limpo, não poderia ter sido concebido. Tampouco o sistema de freios ABS (1978) ou o ESP® (1995) teriam sido possíveis. Desde seu lançamento, o ABS e o ESP® contribuíram para melhorar a segurança nas estradas e para reduzir o número de mortes no trânsito. Com o foco contínuo da empresa nas tecnologias voltadas para o futuro, em 2010 a Boschinaugurou uma nova fábrica ultramoderna de semicondutores em Reutlingen, Alemanha. Essa nova unidade é o maior investimento de capital feito de uma só vez durante os 125 anos de história do Grupo Bosch – um investimento que totalizou 600 milhões de euros.

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[P&D]

Texto e imagens, Press Release Bosch:

O Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. De acordo com números preliminares, em 2010 seus cerca de 283.500 colaboradores contribuíram para gerar um faturamento de 47.3 bilhões de euros nos setores de tecnologia automotiva, tecnologia industrial, bens de consumo e tecnologia de construção. O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e suas mais de 300 subsidiárias e empresas regionais presentes em mais de 60 países. Incluindo os representantes de vendas e serviços, a Bosch está presente em aproximadamente 150 países. Esta rede mundial de desenvolvimento, produção e distribuição é a base para continuidade do crescimento. Em 2010, a Bosch investiu cerca de 4 bilhões de euros em pesquisa e desenvolvimento, e solicitou registro de cerca de 3.800 patentes em todo o mundo. Com seus produtos e serviços a Bosch oferece soluções úteis e inovadoras para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Para mais informações: www.bosch.com, www.bosch-press.com e www.125bosch.com