Automóvel sem Ruídos com Materiais Inteligentes

Postado em: 03/2011

fraunhofer-lbf

Um dos maiores incômodos para motoristas e passageiros são os famosos ruídos internos no automóvel, proveniente dos mais diversos lugares, cantos, dobras, juntas e emendas no interior do veículo. Isso pode mudar com a aplicação de novos materiais para os automóveis.

As vibrações internas são causadas pelo veículo em movimento que absorve através do sistema de suspensão e direção as irregularidades da pista. Outro fator de ruído e vibração é proveniente do motor. Algumas medidas são tomadas para reduzir esses ruídos como a aplicação de coxins, batentes de borracha e até mesmo buchas para se reduzir o efeito.
fraunhofer-lbf

Mas a eficiência destes dispositivos ainda não pode eliminar por completo os ruídos. Os materiais inteligentes são compostos por moléculas adaptativas, isso resulta em um perfeito acoplamento entre os conjuntos mecânicos. Além disso, os materiais inteligentes podem ser trabalhados através da aplicação elétrica neles, onde o motorista pode deixar o composto mais duro ou macio, dependendo na pista de rodagem.

Texto: Gionei da Rocha
Imagem: Fraunhofer LBF



Comentários (0) Abrir comentarios