Tecnologia Aplicada a Segurança Automotiva

Postado em: 02/2011

crasch4

A indústria automotiva trabalha continuamente no desenvolvimento de tecnologias que evitam as colisões dos mais diversos tipos. Atualmente a questão da segurança ganhou um novo patamar com avanços destas tecnologias nos próximos carros que estão chegando ao público.

Infelizmente 1 Milhão de pessoas morrem todos os anos em acidentes de trânsito em todo o mundo. Por outro lado esse catastrófico número e histórico serve de escola na melhoria de novos dispositivos e mudanças nos automóveis.

Grande parte das causas desta estatística está associada a erros de julgamento do motorista. Então, cientistas e engenheiros do mundo todo trazem uma nova geração de sistemas criados para a prevenção e correção de problemas provenientes de má condução.

crasch4

Bonecos virtuais: é muito comum em todas as montadoras o uso de bonecos artificiais simulando o ser humano em testes de colisões. Agora, os cientistas estão criando um boneco virtual. O objetivo é colocar todas as variáveis sensoriais, que um ser humano pode sentir em um impacto, simulados em um programa com diferentes testes. Esse programa pode simular por exemplo os efeitos de colisão lateral em uma gestante colocando como variáveis, além das condições de ambiente de um acidente, a sensibilidade da mulher nessas condições.

crasch2

Frenagem automática: se beneficiando do uso de GPS( Sistema de posicionamento global) Um programa pode ler os movimentos da rodovia e identificar a presença eminente de um veículo a frente, na lateral ou na traseira e mandar um sinal automático ao sistema de freios anti-bloqueio(ABS) adiantando a freada, reduzindo a velocidade e um possível impacto.

crasch5

Sinal de emergência ao Hospital: Esse sistema, idealizado com a ajuda de médicos, manda um sinal para a emergência mais próxima, ativando o serviço de socorro com máxima velocidade. A diferença deste programa com os demais é que ele fornece também as informações do impacto, a que velocidade, grau, e potência, beneficiando o socorro e direcionando o atendimento.

crasch31

Para brisas inteligente. Como um sistema de TV, câmera com infravermelho monitoram constantemente a pista e os olhos do condutor, e quando alguns pontos de perigo ou obstáculo da estrada divergir do olhar do condutor a imagem do obstáculo é colocado em evidência na tela para que o motorista seja alertado.

Esses e outros dispositivos não divulgados e ainda em testes pela indústria automotiva irão equipar os novos carros que estarão em breve nas ruas, lembrando que a direção defensiva e o bom senso são as maiores defesas contra impactos e devem prevalecer na condução do automóvel.

Texto: Gionei da Rocha
Imagens: BBC



Comentários (0) Abrir comentarios