Fiat Powertrain adquire 50% da Penske Corporation da VM Motori

Postado em: 02/2011

2400

A Fiat Powertrain, empresa de motores e transmissões para veículos de passeio e comerciais leves da Fiat SpA, chegou a um acordo para adquirir 50% de participação na Penske Corporation da VM Motori SpA. A parceria ainda está sujeita à aprovação das autoridades de concorrência antitruste.

Criada há quase 70 anos, a VM está sediada em Cento (região da Emilia-Romagna na Itália) e é especializada no desenvolvimento e fabricação de motores a Diesel. Como consequência do acordo, a Fiat Powertrain e a GM (que adquiriu sua participação de 50% na empresa em setembro de 2007) serão coproprietárias da VM Motori.

A GM e a Fiat Powertrain irão gerenciar a VM em conjunto e ambas continuarão a ter relações comerciais com a VM, incluindo serviços de Engenharia e fornecimento de motores a Diesel. As relações de negócios atuais entre VM Motori e GM, bem como com outros clientes, não serão afetadas.

Com esta aquisição, a Fiat Powertrain aumenta seu portfólio de motores a Diesel com produtos de última geração para diferentes aplicações, particularmente automotivas, como o recém-desenvolvido motor V6.

FIAT POWERTRAIN

A Fiat Powertrain é a empresa da Fiat SpA que desenvolve, produz e comercializa motores com potência máxima de 60cv a 235cv e transmissões com torque máximo de 143Nm a 400Nm para veículos de passeio e comerciais leves. Com mais de 12 mil colaboradores em 12 plantas e cinco centros de Pesquisa & Desenvolvimento no mundo, é a maior empresa independente do mercado na América Latina e um dos maiores players globais em sistemas de propulsão.

Os produtos Fiat Powertrain equipam veículos das empresas da Fiat SpA, como Fiat Automóveis, Lancia e Alfa Romeo, e também em clientes externos como Ford, PSA Peugeot Citröen, Suzuki, Saab e Opel.

No Mercosul, a companhia possui 3.000 empregados em três unidades. A planta de Betim (MG) é a maior e soma uma produção anual de 1,6 milhão de unidades entre motores Fire e Fire EVO e transmissões C513, C510, Dualogic e Locker para carros de passeio. A unidade conta com um Centro de Engenharia especializado no desenvolvimento de propulsores movidos a combustíveis alternativos.

A fábrica de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (PR), inaugurada em junho de 2010, é responsável pela produção da família de motores midsize E.torQ nas versões 1.6l e 1.8l. Já a planta de Córdoba (Argentina), produz as transmissões MA5 e C513.

VM

Estabelecida em 1947, a VM Motori, é especializada na produção de motores a Diesel turbo. Inicialmente, seus motores eram voltados para uso nos setores industrial, agrícola e marítimo. O atual portfólio da VM Motori ainda cobre aplicações automotivas e conjuntos de geração de energia. Sua gama completa conta com propulsores de 1.5l a 4.5l e potência máxima de 10kW a 257kW.

Os motores usam as mais recentes tecnologias multiválvulas e Common Rail, mantendo a versatilidade e a flexibilidade inerentes pelas quais os produtos VM são famosos. Sua flexibilidade e tamanho compacto permitem que a VM adapte motores para atender às exigências de cada cliente. Os principais são GM, Chrysler Group LLC e London Taxi International.

Graças a um amplo esforço no desenvolvimento de parcerias de distribuição no mundo inteiro, a VM está presente em 150 distribuidores e 1000 revendedores nos cinco continentes para distribuição de motores. Para mais informações, visite o site: www.vmmotori.it.

Texto e imagens: Todos os direitos reservados para: Fiat Powertrain



Comentários (0) Abrir comentarios