Segurança Automotiva em Testes por Toda a Europa

Postado em: 02/2010

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A segurança automotiva sempre foi estudada para oferecer o melhor para os usuários. Agora, 28 organizações européias vão começar a testar e avaliar cientificamente o impacto de oito sistemas avançados de assistência à segurança, eficiência e conforto dos motoristas. Todos os sistemas avaliados já estão em um nível de desenvolvimento que permite sua incorporação imediata em veículos de linha.

Serão testados os sistemas que emitem alertas para o motorista sobre o risco de colisões laterais e frontais e sistemas de controle lateral e longitudinal. Sistemas a bordo, extremamente avançados, como o CSW (Curve Speed Warning: alerta de velocidade nas curvas), “consultores” de eficiência de combustível e a interação homem-máquina dos sistemas de navegação também serão testados.
O trabalho de testes e pesquisa começa em 2010 com 1.000 veículos de várias marcas européias, equipados com os diversos sistemas inteligentes, serão testados em um período de 12 meses. Esses veículos irão coletar dados que deverão fornecer respostas sobre os impactos que esses sistemas têm de fato sobre a segurança, a eficiência e o conforto do motorista.
Confira os tipos de sistemas que serão testados nesse programa;

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ACC – Adaptive Cruise Control: O Controle Adaptativo de Cruzeiro utiliza sensores para monitorar continuamente a distância de outros veículos, ajustando a velocidade para garantir que o veículo não se aproxime do veículo à frente. O condutor aciona o controle de cruzeiro definindo a velocidade máxima desejada e selecionando a distância a ser mantida em relação aos veículos à frente.

FCW – Forward Collision Warning: O Alerta de Colisão ajudará a evitar as colisões traseiras ou minimizar os efeitos destes tipos de colisões. Um radar monitora continuamente a área à frente do veículo. Se o carro se aproximar do outro veículo, o motorista é alertado através de sinais sonoros e visuais. Se o risco de uma colisão aumentar apesar dos avisos, os freios são acionados levemente para aumentar a eficiência da frenagem pelo motorista. Quando uma colisão é iminente e o motorista não mostrar reação, o carro automaticamente usa os freios para reduzir o impacto do acidente.

SRS – Speed Regulation System: O Sistema de Controle de Velocidade tem como objetivo manter o automóvel em uma velocidade constante, selecionada pelo condutor.

BLIS – Blind Spot Information System: O Sistema de Monitoramento do Ponto Cego usa pequenas câmeras em cada espelho lateral para detectar quando um carro ou moto entrou no ponto cego do motorista. Um aviso indica que outro veículo se encontra nessa posição. O sistema é capaz de reconhecer e ignorar a própria sombra do carro e também funciona à noite.

LDW – Lane Departure Warning: O Alerta de Mudança de Faixa ajuda o motorista a manter sua posição numa determinada faixa da estrada ou rua, emitindo alertas se o veículo cruzar as faixas da pista de forma não-intencional. O acionamento da seta desativa automaticamente o aviso, que só é emitido acima de uma determinada velocidade.

CSW – Curve Speed Warnin: O Alerta de Velocidade nas Curvas foi desenvolvido para ajudar os motoristas a identificar situações perigosas quando se entra em uma curva com velocidade excessiva, alertando o motorista com uma antecedência suficiente para permitir-lhe reagir adequadamente. A velocidade recomendada é calculada a partir de mapas da estrada em conjunto com fatores como as condições do tempo e o atrito das rodas contra o asfalto.

Safe HMI – Human-Machine Interaction: É um conjunto de tecnologias que visa facilitar o acesso das informações do veículo, podendo incluir displays transparentes instalados no para-brisas, semelhantes aos usados em aviões, até câmeras montadas em óculos, além da revisão dos métodos de apresentação das informações em telas e outros mostradores e comunicações por voz.

FEA – Fuel Efficiency Advisor: O Consultor de Eficiência de Combustível monitora a forma de dirigir do motorista, informando os melhores momentos para a troca de marcas e níveis de aceleração, além de alertar para as revisões, trocas de óleo e outras informações do veículo.

Texto: Gionei da Rocha
Imagem: EuroFOT



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