Componentes do Alternador

Postado em: 01/2010

alt5

O alternador, assim como vários dispositivos automotivos, é composto por um conjunto de componentes que montam um gerador, compacto e eficiente na produção de energia elétrica para os sistemas automotivos. Estas peças são de extrema importância para seu funcionamento. Vamos conhecer passo a passo cada uma.

Como podemos observar, na figura abaixo, temos um desenho em explosão do alternador, item 1 da figura, e todos os seus componentes. O item 2 mostra o par de escovas que corre pelo coletor 9 do eixo rotor. A peça número 3 é a tampa e mancal de apoio, onde vai o rolamento para apoiar o eixo rotor central 10. Na tampa vai fixada o conjunto 4,5 e 6, é o conjunto da placa retificadora de onda alternada para contínua.

alt4

A peça 7 é o estator, uma das principais peças do alternador, esta peça envolve todo o eixo rotor central. O eixo rotor central pode ser vista no item 10, dentro do rotor está a bobina do rotor também conhecida como bobina de excitação. As peças 8 e 11 são os rolamentos do eixo rotor que também se apóia na peça 12.
As peças 13, 14 e 15 são respectivamente o ventilador do alternador o anel espaçador e a polia da correia do alternador e as peças 16 e 17 são o conjunto do regulador de tensão. Alguns alternadores possuem o regulador junto à placa retificadora com a saída das escovas também acopladas no mesmo conjunto. Cada fabricante possui seu próprio projeto dependendo das características do veículo.

Texto: Gionei da Rocha
Imagem: GM Chevrolet

Comentários(5) Abrir comentarios