Alternador, o Gerador de Eletricidade no Automóvel

Postado em: 01/2010

alt-int

Toda a eletricidade consumida pelo automóvel, em qualquer tipo de consumidor elétrico e proporcionada pelo alternador, o gerador de eletricidade no automóvel. Embora a maioria dos usuários pense que a bateria seja a fonte de eletricidade, esta somente serve como acumulador de energia ou carga elétrica para a hora da partida.

O Alternador é um gerador com os mesmos princípios que os geradores de tensão e corrente elétrica das grandes hidroelétricas geradoras de eletricidade, porém, o gerador do automóvel é dezena de vezes menor e com menor capacidade de gerar energia.

alt
[Alternador e seus componentes internos]

O gerador do automóvel fica acoplado junto ao motor e é movimentado, através de uma correia, ligado a ele e ao motor. O mesmo produz tensão alternada, daí o nome alternador, que é retificada e regulada no máximo a um valor de 14 Volts e mandada para bateria de forma contínua.

alternador
[Alternadores mais modernos geram mais carga elétrica]

Os alternadores são disponíveis em vários modelos com diferentes capacidades, dependendo do veículo e claro do consumo elétrico. A equivalência de alternador e bateria deve existir e se o veículo começar a receber um número de consumidores que aumente a carga de consumo, tanto alternador como bateria devem ser substituídos a um nível acima.

Texto: Gionei da Rocha
Imagem: Chevrolet GM

Comentários(2) Abrir comentarios