Sistema FlexStart

Postado em: 10/2009

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Embora o sistema flexível de combustível desenvolvido pela maioria dos fabricantes não apresente grandes problemas de funcionamento com temperaturas a frio, é necessário a utilização do sistema de partida a frio em algumas regiões mais frias do país e a Volkswgem juntamente com a Bosch desenvolveram o flexstart.

90% da nossa frota de veículos vendidos em 2008 e até agora em 2009 contam com a tecnologia flex. O Brasil possui grande extensão territorial e em algumas regiões a temperatura chega a valores negativos e necessitando a ação do sistema de partida a frio com tanquinho, relê, sensor e fiação.

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[Componente que aquece o combustível]

A Bosch, ainda nesse ano, começo do inverno, lançou o sistema flexstart mais otimizado. O combustível Etanol, popularmente conhecido como álcool trabalha melhor no motor com temperatura ambiente superior a 20º C. Com o novo sistema o Álcool entra no tubo distribuidor dos bicos e é aquecido por uma espécie de vela aquecedora, bem parecida com as dos motores a Díesel.
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[Tubo distribuidor completo]

Este dispositivo contém uma resistência interna que aquece o combustível ao percorrer uma corrente elétrica por ele, na hora da partida antes de entrar no bico injetor, depois com temperatura ideal o álcool explode bem dentro da câmara de combustão. O sistema elimina vários componentes do anterior e mostra-se mais eficiente em situações de temperaturas baixas.

Texto: Gionei da Rocha
Imagem: Volkswagem do Brasil



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