Manutenção do Sistema de Transmissão Automotiva

Postado em: 09/2009

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A manutenção preventiva no sistema de transmissão do automóvel deve obedecer aos mesmos requisitos de manutenção dos outros sistemas no automóvel, ou seja, seguindo rigorosamente um plano de manutenção preventiva.

Com determinado prazo e determinada kilometragem deve-se observar aos itens de maior desgaste no sistema, como o desgaste de embreagem, que pode ser percebido conforme a sua utilização, pode estar mais alta ou mais baixa, em relação a posição do pedal.
O sistema de acionamento da embreagem também deve ser inspecionado. Tanto se o sistema for acionado pela transmissão de um cabo, como também se for acionada por circuito hidráulico.

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[Disco e Platô, componentes de fricção e desgaste]

A inspeção de manutenção deve ocorrer também com a verificação dos engates de marchas, verificando a precisão e facilidade do engate, que não deve apresentar dificuldades e “arranhamentos” no engate. Ruídos de rolamentos também devem ser verificados se tudo está dentro da normalidade.
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[Conjunto de engate, pode haver desgaste e "arranhamentos"]

Os componentes dentro da caixa, como engrenagens, eixos, travas e rolamentos só podem ser verificados numa possível abertura deste componente, porém, o óleo lubrificante da caixa de câmbio deve ser verificado quanto ao nível e o prazo de troca.

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[Conjunto de trava de engrenagem]

As condições dos semi-eixos de transmissão, quanto a empenamentos, trincas e dobras devem ser observadas pelo reparador, assim como, a situação das juntas de articulação, nas saídas da caixa e perto das rodas do veículo.

Texto e Imagem: Gionei da Rocha



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