Cuidados Especiais Com a Transmissão Automotiva

Postado em: 09/2009

dsc00356

A manutenção preventiva do automóvel é essencial para garantir o perfeito estado de conservação do sistema de transmissão, mas a condução preventiva aponta para uma prevenção ainda maior.

Em muitos casos a maneira de conduzir o automóvel influi diretamente no estado de funcionamento da transmissão. O sistema que transmite toda a força do motor até as rodas sofre demasiado esforço para exercer esta função.
dsc003411
[Toda a trasmissão é realizada pelo contado de dentes de engrenagens]

As condições de níveis de lubrificantes são muito importantes para o funcionamento do sistema, mas um item deve ser visto, se a dirigibilidade do condutor está num nível adequado dentro de uma normalidade, evitando os excessivos trancos e arrancadas com cavadas que venham a forçar os dentes das engrenagens do eixo de transmissão. Esta manobra ainda condena os semi-eixos e juntas homocinéticas.
Existe em alguns motoristas o hábito de dirigir com a mão apoiada na manopla de câmbio, aquela com as marchas gravadas em sua superfície, com isso, o motorista esta forçando um engate que já aconteceu e provocando um desgaste prematuro em varões e garfos de engate de marcha, assim como, o conjunto de retardo e sincronização das engrenagens.
dsc00349
[Deve-se evitar forçar com a manopla este conjunto]

O acionamento da embreagem, com cautela, sem ficar no “aperta e solta” com o exagero, pode evitar muito desgaste no disco, platô e rolamento e no acionamento do cabo de embreagem. A melhor coisa a fazer é através da condução segura e econômica, poupando esforços e equipamento.
dsc00367
[Aperta e solta da embreagem provoca desgaste nas molas de acionamento]

Texto e Imagem: Gionei da Rocha



Comentários(3) Abrir comentarios