Geometria de Direção e Suspensão

Postado em: 06/2009

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É comum em um automóvel, depois de certa quilometragem, que a direção saia de seu alinhamento com relação ao automóvel, principalmente com o estado de conservação da maioria das estradas Brasileiras. Com isto a manutenção da regulagem de suspensão e direção precisa ser conferida com regularidade.

Para isto é necessário a geometria de suspensão e direção. Quando o automóvel é projetado, as rodas, as colunas de suspensão e todos os componentes de direção estão alinhados com a carroçaria e conforme o uso do automóvel esses ângulos podem sair de seu valor nominal, então é preciso regular.
O Câmber é um ângulo deste conjunto que precisa ser conferido. O câmber é o ângulo de inclinação da coluna de suspensão para fora ou para dentro do automóvel. Este ângulo contribui com a aderência e estabilidade do carro em determinadas situações. Geralmente este ângulo é fixo e quando está fora de medida alguma peça como braço oscilante, barra de direção ou o próprio amortecedor devem ser substituídos.
O cáster é outro ângulo de direção e suspensão e deve ser conferido sempre quando for feito a geometria e alinhamento de direção. O cáster é um ângulo correspondente a posição da coluna de suspensão para frente ou para trás do veículo. Este ângulo ajuda na estabilidade do veículo, na aderência e na velocidade final do mesmo. Na maioria dos carros este ângulo é fixo e devem ser conferidas algumas peças, que ao sofrer um impacto podem deformar-se levando consigo a coluna de suspensão e tirando o ângulo de seu valor nominal.

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[Conjunto de suspensão, precisa estar sempre alinhado com o automóvel]

O Alinhamento de suspensão também deve ser conferido. Este ângulo esta relacionado com a direção do veículo e geralmente é percebido pelo usuário do veículo. Ao dirigir, o motorista pode perceber que o carro tende a seguir para um dos lados de direção. Isto ocorre devido a um grande impacto no sistema de suspensão e direção. O câmber e o cáster podem sofrer algumas avarias, mas este ângulo geralmente é corrigido pelo alinhamento da direção onde o técnico coloca o veículo em um aparelho de alinhamento e corrige o ângulo regulando as barras de direção.
O processo de conferência da geometria de suspensão e direção precisa ser efetuado regularmente junto as revisões de manutenção preventiva do veículo. A calibragem e o estado dos pneus precisam ser verificados, pois pode interferir no perfeito alinhamento destes sistemas com o veículo.

Texto e imagem: Gionei da Rocha
Edição de Imagem: Mídia Digital
Desenho: GM-Chevrolet



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