Funcionamento do Sistema de Direção

Postado em: 06/2009

dsc05451

O sistema de direção é composto de alguns componentes que trabalham em conjunto, fazendo com que o movimento de giro do volante seja transferido a caixa de direção e conseqüentemente as rodas, permitindo a manobra do veículo sob as condições normais de direção.

Quando o motorista dá o comando de direção, através do volante, o mesmo é forçado a ir para um dos lados de direção do veículo. Este movimento de rotação é levado pela coluna de direção até a caixa de direção.

dsc05461
[Coluna de direção]

A coluna de direção é um componente que está em constante contato com o volante e caixa de direção. Como a coluna de direção é bipartida a mesma chega até a caixa de direção com algum ângulo, já que a caixa de direção fica presa no painel de fogo no centro do automóvel e o volante fica na posição do motorista. As partes da coluna são separadas por cruzetas que permitem o movimento de rotação em determinados ângulos.

volante1
[Conjunto volante e coluna de direção]

A coluna de direção chega até a caixa de direção onde se acopla ao pinhão da caixa de direção. O pinhão possui uma engrenagem na ponta que se casa com a cremalheira, que também e dentada, e quando o pinhão gira de um lado para o outro leva também a cremalheira que se desloca para direita ou esquerda. A caixa é lubrificada internamente por um óleo de alta viscosidade.

dsc054571
[Caixa de direção]

Na extremidade da cremalheira, tanto de um lado como de outro, são ligadas as barras de direção. As barras de direção são articuláveis como um pivô, podendo assim trabalhar em muitos ângulos.

dsc05452
[Barra de direção com coifa]

No fim da barra de direção encontramos os terminais de direção, também parecidos com um pivô que acoplados na barra de direção e no montante da suspensão movimentam toda a coluna de suspensão, rodas e pneus possibilitando a direção.

dsc054472
[Barra de direção com terminal de direção]

Texto e imagem: Gionei da Rocha
Edição de imagem: Mídia Digital
Desenho: GM-Chevrolet

Comentários(10) Abrir comentarios