Metrologia Aplicada ao Sistema de Freio Automotivo

Postado em: 05/2009

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O sistema de freio é composto de muitos componentes que funcionam em conjunto para garantir o conforto e segurança dos ocupantes do veículo. Algumas peças como disco de freio e tambor estão na maioria do tempo girando. Com o tempo apresentam desgaste e variação dimensional na sua estrutura que precisam ser conferidas com a aplicação de instrumentos de medição.

O disco de freio está ligado as rodas sendo o componente responsável, junto as pastilhas, de gerar a fricção ou atrito e reduzir a velocidade do veículo. O tambor de freio exerce a mesma função e ambos estão sujeitos a alta e baixa temperatura de trabalho. Sendo assim a estrutura cristalina do material é alterada e o material sofre deformação, quando sujeito a esforços acima de sua resistência mecânica, comprometendo a peça e sua função.

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No caso do disco de freio e tambor esta alteração pode afetar no desempenho, estas peças podem, em algumas situações extremas, entortar ou empenar, assim, o disco gasta irregularmente e provoca alguns fenômenos como a vibração.

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Para identificar tais problemas dimensionais é necessária a aplicação da metrologia e as ferramentas de medição como o micrômetro na espessura do disco e o paquímetro no diâmetro interno do tambor.
Se os valores encontrados estão dentro de uma tolerância dimensional os discos podem sofrer uma retífica, levando em conta o custo e benefício, e se estiverem fora deverão ser substituídos por peças novas.

Texto e imagem: Gionei da Rocha



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