Manutenção do Sistema de Freio Automotivo

Postado em: 05/2009

lonas-3

Assim como qualquer sistema automotivo o sistema de freio requer manutenção preventiva, principalmente por se tratar de um sistema de segurança para os ocupantes do automóvel.

Por se tratar de um sistema que tem por funcionalidade a ação do atrito, na redução de velocidade das rodas e conseqüentemente do veículo, naturalmente que o desgaste das peças é uma conseqüência inevitável. A temperatura neste sistema é um agravante sendo principal fator de destaque no desgaste e fadiga dos componentes do sistema de freio automotivo.
O fluido de freio tem validade e deve ser substituído no prazo ou quilometragem estipulado pelo fabricante através do processo de sangria do fluido velho. Uma inspeção no reservatório deve ser feito a cada revisão, a procura de trincas e vazamentos do fluido de freio.
O cilindro mestre deve ser inspecionado junto ao servo freio vendo se os mesmos não apresentam vazamentos e perda de ação. Geralmente quando estes componentes estão com defeitos o pedal chega ir até o fundo seguido da sensação de não estar freando.
cil-mestre1

As tubulações e flexíveis também precisam ser observadas, se não estão com vazamentos, os flexíveis que trabalham muito, por estarem perto das rodas devem ter uma atenção maior na hora da inspeção.
As pinças de freio também devem ser inspecionadas a cada revisão, verificando todos os componentes como retentores e coifas, seu estado de lubrificação também deve ser visto e se necessário efetuar uma limpeza nas sedes da pastilha e uma lubrificação nos pinos guias do cavalete flutuante a fim de evitar o engripamento.
No tambor de freio também deve se efetuar a verificação da manutenção preventiva e corrigir possíveis falhas de lubrificação ou vazamentos do cilindro de roda seguido de uma boa limpeza do sistema.

lonas-31

As pastilhas de freio assim como as lonas traseiras também devem ser substituídas caso haja uma espessura, na área de contato, inferior a permitida pelo fabricante.

pastilha-2

detalhe-do-disco

O ideal é seguir as recomendações dos fabricantes que estabelecem um rigoroso plano de manutenção preventiva para o sistema de freio do veículo.

Texto e Imagem: Gionei da Rocha
Contribuiu com esta matéria: Auto Mec. Valmor LTDA



Comentários(2) Abrir comentarios