Manutenção do Sistema de Arrefecimento

Postado em: 05/2009

dsc05398

Pode não parecer, mas o sistema de arrefecimento é um dos responsáveis por manter o motor funcionando em perfeitas condições, contribuir com o rendimento a eficiência energética e redução de gases nocivos ao meio ambiente.

A temperatura do motor é um dos fatores que mais pesam quando a questão é eficiência, consumo e desgaste. Por isto o sistema de arrefecimento deve estar sempre em perfeitas condições de funcionamento. O motor gera muito calor, o que acaba contribuindo com o aumento ou diminuição do dimensional da estrutura das peças, quando elevado ao limite.
O sistema precisa ser revisado a cada parada para verificação preventiva. O reservatório de expansão de água, assim como tubulações e mangueiras devem ser verificados quanto a trincas e rachaduras.

reserv1
[Reservatório de expansão de água]

A bomba d’água deve ser inspecionada quanto a vazamentos em sua vedação com o bloco, e também deve ser testada a sua eficiência com a medição da pressão do sistema.

dsc048611
[Bomba de água]

A válvula termostática é um componente muito importante no sistema de arrefecimento, se a mesma apresentar defeitos, pode fazer com que o motor trabalhe muito frio ou muito quente, o que acarretará em problemas para o motor.

carc-val1
[Carcaça da válvula termostática]

O radiador também deve ser submetido a uma revisão periódica. Sendo o responsável por fazer a troca de calor do sistema, o radiador deve ser limpo uma vez a cada ano, desobstruindo os canais internos e permitindo uma melhor circulação da água e dissipação do calor.

radiador2
[Radiador defletor de temperatura]

O líquido do radiador também deve ser substituído, porque o fluido misturado com a água perde suas propriedades com o tempo, diminuindo a temperatura do ponto de ebulição e aumentando a temperatura do ponto de congelamento.
Todos esses componentes devem obedecer a um rigoroso plano de manutenção estipulado pelo fabricante, preservando a vida útil do sistema e contribuindo para o perfeito funcionamento do motor.

Texto: Gionei da Rocha
Imagem: Gionei da Rocha
Edição: Mídia Digital



Comentários(4) Abrir comentarios