Funcionamento do Sistema de Arrefecimento

Postado em: 05/2009

carc-val

O funcionamento do sistema de arrefecimento consiste em um circuito fechado e pressurizado, onde a água circula no interior do motor colhendo o calor gerado pela combustão e trocando a temperatura com ambiente externo

Ao ligar o motor o mesmo começa a funcionar, a bomba d’água que está ligada ao motor, através de uma correia, começa a girar e produzir o bombeamento de água. Enquanto a temperatura do motor estiver abaixo de uns 70º C a água só circula dentro do bloco e cabeçote.

imagem3
[Bomba d'água]

Quando a temperatura da água atingir um determinado valor acima de 70ºC a válvula termostática começa a se deformar e abrir a passagem para a tubulação e mangueiras levarem água até o radiador.

dsc04810
[Componentes da válvula termostática]

O radiador, que geralmente é de uma liga de Alumínio, excelente para defletir o calor, passa a cumprir seu papel de trocar a temperatura com o meio externo. O radiador é construído de uma forma que a água ande em “zigue e zague” como uma serpentina. Ligado a esta serpentina estão as “aletas” do radiador, dando a forma de uma colméia. O radiador está colocado em uma posição estratégica, na parte da frente do veículo, o objetivo é receber o ar mais fresco que entra pela grade e bate direto no radiador trocando o calor com a água quente do motor.

dsc05270
[Detalhe da entrada de água no radiador]

Depois de baixar a temperatura a índices normais de funcionamento, que estão em torno de 90ºC a 110ºC, a água volta para o reservatório de expansão e depois entra novamente para o motor e o ciclo recomeça sem parar, até se desligar o motor.

reserv
[Reservatório de expansão de água]

Texto: Gionei da Rocha
Imagem: Gionei da Rocha
Edição de Imagem: Alan Spring

Comentários(13) Abrir comentarios