Sistema de Informação e Navegação no Automóvel

Postado em: 04/2009

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A informação, a comunicação e a rapidez disso em nossas mãos parece ter sido, e muito bem, adotado pela indústria Automobilística em seus produtos.

O automóvel não é somente uma opção de esporte conforto ou lazer, mas também uma continuidade de nossa vida e uma ferramenta de trabalho.

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[Imagem: Copyright seriouswheels, Chevrolet Orlando]

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[Imagem: Copyright serious wheels, Audi Sportback-Concept]

A telefonia celular vinha cumprindo o principal papel na comunicação portátil nos automóveis, mas agora é a hora da rede mais avançada do mundo, em termos de comunicação, entrar no mundo automobilístico. Os negócios, os pedidos, as conversas, o lazer e a comunicação em geral podem ser feitos através da Internet nos chamados “sistemas de comunicação integrada”, nos automóveis top de linha das montadoras.

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[Imagem: Copyright serious wheels, Cadillac Converj Concept]

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[Imagem: Copyright serious wheels, Nissan Intima]

Tudo começou com um simples “computador de bordo” que indicava no máximo umas 10 funções sobre o estado e situação do veículo. Os veículos mais modernos dispõem de uma nova tecnologia, chamada “multiplex”, onde o automóvel, através de uma eletrônica muito avançada, consegue se comunicar integralmente com todos os sistemas do automóvel.
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[Imagem: Copyright seriouswheels, Audi R8]

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[Imagem: Copyright seriouswheels, Mercedes-Benz CLK 63 AMG]

Um exemplo; um automóvel de alta potência tem certa dificuldade em sair de uma situação onde o piso seja de baixíssimo atrito, os sistemas do motor reconhecem isto e acionam o controle de tração, através da redução de combustível injetado ou a aplicação do freio no sistema ASR(anti patinagem) ou ainda podem se comunicar com a transmissão automática para jogar uma marcha mais alta fazendo com que o carro, ao invés de sair na primeira marcha, saia numa segunda ou terceira marcha reduzindo o torque e evitando a patinagem.

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[Imagem: Copyright seriouswheels, Buick Invicta]

Além dessas opções o usuário ainda conta com o sistema de posicionamento global (GPS). Os mapas da maioria das grandes cidades e países já estão inclusos em sistemas avançados que permitem o deslocamento interagindo em tempo real com as condições das vias.

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[Imagem; Copyright seriouswheels, Porsche Cayenne GTS]

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[Imagem: Copyright serioudwheels, Peugeot Holland and Holland 4007]

Geralmente estes sistemas são compostos por um Hardware, bem parecido com um mini Laptop. Uma tela de no máximo 10 polegadas interage, através de um Software, com o usuário que pode trabalhar com comunicação e ainda receber os dados, como por exemplo, a temperatura do ar condicionado para motorista e passageiro apenas comandando um “Mouse” perto da alavanca de transmissão ou abaixo da tela.

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[Imagem: Copyright seriouswheels, Audi Q7 V12]

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[Imagem: Copyright seriouswheels, Hummer H2]

Texto: Gionei da Rocha
Imagem: Copyright seriouswheels



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