Guia de Válvula no Cabeçote

Postado em: 04/2009

imagemguia

O cabeçote é constituído de vários elementos, os dutos, a câmara de combustão, os retentores, as sedes de válvulas e as próprias válvulas. Agora vamos entender sobre os guias de válvulas, componentes importantes para o perfeito funcionamento das válvulas do cabeçote.

O guia de válvula é um componente que fica no interior do cabeçote, pouco visto pelos reparadores, mas que realiza uma função extremamente importante, a de guiar a válvula em seu curso de sobe e desce dentro do cabeçote do motor.

imagemguia
[Guias de válvulas, dentro do cabeçote]

O guia é geralmente feito de bronze, fica prensado do cabeçote, seu diâmetro interno é ligeiramente maior que o diâmetro externo da válvula, permitindo assim que a mesma deslize dentro do guia em seu curso.
Quando ocorre o desgaste, devido ao longo tempo em que a válvula correu dentro do guia, o guia precisa ser medido em relação a sua folga com a válvula e se necessário deve ser substituído, caso contrário, a válvula pode se empenar ou mau se assentar sem sua sede de válvula, vindo a provocar falhas ou quebra no motor

Texto: Gionei da Rocha
Imagem: Alan Spring

Comentários(5) Abrir comentarios