Retentor de Óleo lubrificante nas Válvulas do Cabeçote

Postado em: 03/2009

retentor

O cabeçote tem alimentação de óleo constante, do sistema de lubrificação, e seus principais componentes, as válvulas de admissão e escape, precisam ser lubrificadas, mas o óleo lubrificante não pode entrar na câmara de combustão, é ai que entra o vedador ou retentor de válvula.

O retentor de válvula é um componente, que se encontra no cabeçote do motor, com o objetivo de impedir a passagem de óleo, para dentro da câmara de combustão. O retentor fica fixo em cima do cabeçote, e a haste da válvula passa no seu centro, pois o retentor tem um furo passante. O retentor é fabricado com um derivado de polímero, geralmente silicone, seu formato lembra um copinho e ele fica preso sobre pressão.

retentor

Com o tempo, de tanto a haste da válvula percorrer o pequeno curso de sobe e desce, o retentor vai se desgastando, a mola interna perde a sua pressão e o diâmetro interno do retentor aumenta a haste agora passa mais livre, porém, a folga permite que o óleo lubrificante passe pelos lábios vedantes do retentor. O óleo escorre pela haste da válvula, passa pelo guia de válvula e depois a entrada para a câmara de combustão. Dependendo do desgaste do retentor e da quantidade de óleo que entra em combustão, pode ser visto em forma de fumaça, saindo pelo escapamento.
dsc04825
[Retentores de óleo das válvulas]

O motor com alta quilometragem, ou com índices de desgaste muito elevado certamente deverá ser submetido a uma retífica de seus componentes fixos e móveis, e quando se trata de retentor de válvula este deve ser substituído neste processo. O óleo que entra pra dentro do motor, além de ser queimado, contribui para formação de borra, gases nocivos e com o aparecimento dos fenômenos de detonação e pré-ignição, já que o depósito de carvão surge com mais facilidade nestes casos.

Texto: Gionei da Rocha
Imagem: Alan Spring
Imagem: Gionei da Rocha

Comentários(42) Abrir comentarios