Principais Componentes do Motor a Combustão Interna Ciclo “Otto”

Postado em: 01/2009

2009-alfa-romeo-8c-competizione-engine-1920x1440

Já vimos em outra matéria como surgiu o motor de combustão interna ciclo “Otto”. Agora vamos estudar seus principais componentes e os conjuntos mecânicos que montam um motor.

O motor de combustão interna, ciclo Otto, é formado por um conjunto de componentes interligados responsáveis por gerar movimento rotativo, produzir força e torque para se auto movimentar e também movimentar um eixo de saída no qual pode ser ligado às rodas. Pode ser aplicado em um automóvel leve ou caminhão e também para outros fins, como movimentar as hélices de uma embarcação, as correntes de uma motocicleta dentre diversos outros segmentos de transporte ou industrial, como força motriz para as máquinas de produção.

2009-alfa-romeo-8c-competizione-engine-1920x1440
[Motor da Alfa Romeu]

Este conjunto de peças é dividido em dois outros conjuntos, sendo o de peças fixas e o outro o de peças móveis. O conjunto de peças fixas diz respeito às peças que formam, em geral, o corpo do motor sendo elas; o bloco, o cabeçote, os coletores e as tampas superiores e inferiores. Vamos detalhar cada peça e sua função nas próximas matérias.

Texto: Gionei da Rocha
Imagem: seriouswhells

Comentário(1) Abrir comentarios